sábado, 18 de agosto de 2007

Attila Bertok, Campeão Mundial 2007


Attila Bertok (Hungria) - Campeão Mundial 2007

Apesar do tempo começar a melhorar em Big Spring, a comissão técnica decidiu pelo cancelamento da última prova da competição e com isto o húngaro Atila Bertok sagrou-se o novo campeão mundial de vôo livre, nesta décima sexta edição do FAI World Hang Gliding Championship.
Parabéns também à equipe inglesa, que conseguiu trazer para Big Spring uma equipe nova, muito coesa, e levaram o título de campeões por equipe. Apesar de não ter nenhum membro da equipe no pódium no campeonato, não deram chance para nenhuma outra equipe. Os europeus demonstraram que estão na vanguarda do vôo livre, conquistando as seis primeiras colocações por equipe.

A equipe brasileira, em reunião, fez uma avaliação do seu desempenho e chegaram a conclusão que o principal erro da equipe foi começar a competição muito confiante em resultados e na primeira prova decidir por voarem juntos para tentar fazer a diferença. Não contaram com o outro lado da moeda e ao colocar todos os ovos no mesmo cesto, não imaginaram a possibilidade do cesto cair. O cesto caiu e os ovos quebraram. Começaram a competição no último lugar. Porém, após os dois primeiros dias de competição os pilotos brasileiros conseguiram recuperar a auto-estima e foram gradativamente subindo posições, com destaque para o Nenê, que terminou em 16 lugar na competição e o André Wolf que chegou em segundo na última prova, quase conquistando o chapéu de cowboy, prêmio para os vencedores de provas.

Foi um resultado muito aquém do que todos esperavam mas a equipe está de parabéns por ter sabido encarar esta situação adversa e lutar até o final por melhor resultado. Pena que as duas últimas provas não aconteceram, porque a equipe estava em total ascensão e precisando levantar a moral dos nossos pilotos.

Esta competição serviu de experiência para todos verem que para ser campeão, principalmente no vôo live, que depende de algumas variáveis além de equipamento e técnica, é necessário muita concentração e decisões rápidas, sem poder errar.

Agora é seguir em frente e continuar treinando e buscando resultados. Início de setembro já é a etapa final do Campeonato Brasileiro, em Brasília, e esta mesma equipe estará lá, agora como concorrentes, disputando o título nacional de 2007.

O próximo Mundial será realizado em junho de 2009, em Laragne, na França.

Obrigado e bons ventos,

Haroldo Castro Neves
Team Leader

Um comentário:

Selvagem Viajante disse...

Parabens a todos..Voaram, acabaram felizes e sem acidentes..Fica pra proxima. Laragne (Franca)..perto de Sisteron.. ja voei muito la. E MUITO bom! Abracao em todos os amigos. Duda Cuinha "O Selvagem Viajante"